Minha Cirurgia

Hoje em dia há algumas técnicas de cirurgia bariátrica, realizei a chamada Gastrectomia Vertical (SLEEVE). A escolha ocorreu em conjunto com o Dr. Marcelo Z. Salem. (veja o vídeo no final da página)

Sleeve

Resumidamente, a operação consiste em arrancar um pedaço do estômago, diminuindo seu tamanho, sua absorção e diminuindo a fome, pois é eliminada uma parte responsável pela produção desse hormônio. (consulte seu médico para maiores informações)

Preferi essa técnica, pois não mexe com absorção de vitaminas e farei a reeducação alimentar.

Considerando que a escolha da técnica envolve inúmeros fatores e que não entendo nada de medicina, não irei incentivar esse ou àquele procedimento, acho que os interessados devem questionar com os médicos os procedimentos em decorrência do próprio corpo, no meu caso esse técnica serviu, mas para outras pessoas pode não ser a mais indicada.

O que é a Gastrectomia vertical (Gastric Sleeve)

A gastrectomia vertical (ou gastroplastia vertical, ou gastrectomia em manga, ou “Gastric Sleeve”) foi inicialmente descrita como parte da operação de derivação biliopancreática. O conceito de gastrectomia vertical evoluiu das cirurgias de gastroplastia vertical com banda (Cirurgia de Mason) e da operação de Magenstrasse e Mill, que realizam tunelização parcial da pequena curvatura gástrica com a finalidade de restringir a capacidade de ingestão alimentar.

Mais recentemente, a gastrectomia vertical foi indicada como cirurgia de intervalo da derivação biliopancreática em pacientes super-obesos ou de alto risco. Os resultados imediatos observados com esta indicação levaram a que se propusesse seu uso isolado para o tratamento da obesidade como procedimento restritivo único.

Tem-se, desta forma, a gastrectomia vertical com diferentes indicações neste momento:

  • Parte integrante da derivação biliopancreática;
  • Cirurgia de intervalo em pacientes super-obesos (IMC > 50) ;
  • Pacientes obesos mórbidos idosos ou de alto risco;
  • Condições intra operatórias adversas: má exposição, excessiva gordura visceral, fígado grande, aderências intensas ou instabilidade clínica;
  • Cirurgia revisional após insucesso de banda gástrica ajustável;
  • Outras indicações: pacientes com doença intestinal inflamatória, doença celíaca, anemia intensa ou cirrose hepática.

Além destas indicações, a gastrectomia vertical pode se mostrar uma alternativa viável como tratamento isolado da obesidade mórbida. Algumas publicações recentes mostram ser este procedimento relativamente seguro em termos de morbimortalidade, com adequada diminuição do IMC e perda de excesso de peso, e impacto positivo na resolução das comorbidades relacionadas à obesidade.

Vantagens

  • A gastrectomia vertical, sendo procedimento restritivo, não se acompanha de efeitos colaterais significativos quanto a deficiências nutricionais ou de vitaminas;
  • Seu insucesso como procedimento isolado permite que seja feita complementação tanto para gastroplastia jejunal em Y de Roux como para a derivação bliopancreática.

Riscos

  • Vários aspectos merecem discussão mais aprofundada para a aceitação da gastrectomia vertical como procedimento de uso rotineiro no tratamento cirúrgico da obesidade;
  • Os estudos publicados ainda referem-se a resultados de curto e médio prazo;
  • Observa-se tendência a reganho de peso no seguimento mais tardio;
  • Aspectos técnicos referentes à distância do piloro em que se inicia a gastrectomia, necessidade de calibragem e seu diâmetro, tipo de grampeador, reforço da linha de sutura, ainda precisam melhor esclarecimento visando a segurança e resultado do procedimento.

Fonte: Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Videos

Aos interessados, seguem os vídeos da cirurgia.
(como é um procedimento cirúrgico somente os maiores de 18 anos devem assistir)

Parte 1 –   Parte 2 -   Parte 3


Cadastre seu email e receba as atualizações do site

Enquete

Você é a favor da Cirurgia

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Calendário

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
UA-23356810-2